JORNAL DA CIDADE
 
             
   HOME   SOBRE O JORNAL    EXPEDIENTE    ENTREVISTAS    ARTIGOS           UTILIDADE PÚBLICA      FALE CONOSCO  
             

Jornal Visao Observatória On Line,   

jornal da cidade
 

Lançamento do livro: Redução da carga tributária das empresas de forma lícita - Planejamento Tributário

   01/09/12 às 15h 30

 

Foi lançado na data de hoje 1° de setembro de 2012, o livro: sobre planejamento tributário com título: Redução da carga tributária das empresas de forma lícita, o autor é o escritor Valdivino Alves de Sousa que é Contador e Bacharel em Direito, atuante há mais de dez anos nas áreas contábil, tributária e empresarial e responsável pelo escritório Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. O tema é bastante procurando por várias áreas do ramo empresarial, pois haja vista que em nosso pais as empresas são sufocadas com a lata carga tributária. Segundo o autor "o livro tem como objetivo mostrar e conscientizar as empresas a importância do planejamento tributário (elisão fiscal), a finalidade é propor uma redução da carga tributária de forma lícita".  Ao contrário da evasão, o que se busca através do Planejamento Tributário é a chamada Elisão Fiscal, ou seja: a prática de atos lícitos que visam à obtenção de economia tributária. Aliado a isso, o livro

faz uma diferenciação de Planejamento Tributário entre: Evasão Fiscal, Sonegação e Inadimplência Fiscal,  Simulação e Fraude

 

a Lei, sustentando-se que a redução da carga tributária das empresas por meio do planejamento tributário é lícito e, é. um  processo de escolha de ação planejada, anterior a ocorrência do fato gerador, visando, direta ou indiretamente, economia de tributos. Neste contexto, o livro foi publicado com o objetivo de mostrar para as empresas como reduzir a carga tributária com observância da legalidade, visto que, grande parte das empresas desconhece o planejamento tributário e seus benefícios. Desta forma objetivou-se discorrer sobre a norma antielisiva que é vista como um obstáculo ao planejamento tributário, por fim o trabalho apresenta o planejamento tributário como garantia do princípio da legalidade, sendo assim, afastando-o da ilicitude, mostrando as empresas os benefícios trazidos com a implantação correta de um planejamento tributário para a redução da carga tributária.

 

O autor ressalta, que um dos questionamentos feitos por qualquer pessoa antes de abrir uma empresa é: "quanto vou pagar de impostos?". Não é novidade para ninguém que o Brasil tem uma carga tributária excessiva, a qual representa mais de 35% do PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, as normas tributárias sofrem alterações quase que diariamente, fato que afeta demais muitos empresários, que desconhecem a legislação. É nesse momento que a Contabilidade, uma importante ferramenta de gestão, torna-se uma fiel aliada por ser responsável pela ligação dos dados da rotina empresarial, como contas a pagar ou a receber, além da movimentação econômica e financeira que possui grande impacto no patrimônio.

No que diz respeito às taxas, recolhimento de impostos e contribuições sociais, não existe muita diferença entre ser um grande ou pequeno empresário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valdivino Alves, autor do livro

 

Diante dessa turbulência de tributos, muitas vezes os proprietários de empresas no Brasil não têm uma visão correta do que fazer, porque fazer e como fazer. Por esse motivo, é de fundamental importância que se tenha, para todo negócio, um cenário tributário prévio e muito bem definido. Sendo assim, o planejamento tributário deve receber enorme atenção, pois é ele que permite, por meio de cálculos baseados em projeções de resultados, reduzir o ônus tributário, dentro dos ditames legais. A análise dos tributos, bem como seus reflexos na organização, é uma atitude extremamente positiva e preventiva, na qual é possível analisar o melhor modelo de tributação. Por meio de estudos e análises comparativas de tributação cumulativa ou não cumulativa, custos versus despesas, operações fiscais e variação da carga tributária máxima ou mínima, é possível entender o recolhimento de todos os impostos.

 

Para incentivar o planejamento tributário, alguns requisitos são indispensáveis como os comparativos das modalidades tributárias determinadas pela legislação, o conhecimento prévio das atividades empresariais, além dos impostos que o empreendimento está sujeito a pagar. Por ser o tópico mais importante de qualquer negócio, o planejamento tributário deve ser muito bem detalhado, afinal é ele quem define a vida ou a morte, a sobrevivência ou a falência de qualquer empresa. Por vislumbrar alternativas para maximização dos lucros e por ser um procedimento legal, o planejamento tributário tem seu papel estratégico na preservação da empresa, estando ao alcance de todas elas, inclusive das pequenas e médias. As empresas de grande porte, visando evitar a incidência do tributo, reduzir sua base de cálculo, retardar a alíquota do tributo ou adiar o pagamento dos impostos sem a incidência de juros ou multas, já contemplam, em sua estrutura organizacional, uma área ou um departamento específico para essa função.

 

Segundo Domingos Orestes Chiomento, ex-Presidente do CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo). "O planejamento tributário pode ser construído para todas as esferas do poder legislativo, quer seja, municipal, estadual ou federal e está ao alcance de todos os órgãos, empreendimentos, associações e entidades. Deve estar presente no aproveitamento de incentivos fiscais, no pagamento de juros sobre o capital, na distribuição de lucros, nas diversas formas de tributação das pessoas jurídicas, e de seus acionistas e cotistas. Antes de ser um direito, o planejamento tributário é uma obrigação para um bom administrador".

 

Para  maiores informações, ou saber como adquirir  acesse o site: www.alvescontabilidade.com.br

 

 

 


Outras Notícias ››››

 

 

 

            

                                                                                                                                            


servicos
Serviços
 
lateral_entrevista
   

 

Cursos por

R$ 50,00

 

 

 

 

 

Abertura de Empresas a partir de R$ 350,00

Clique Aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright Jornal Visão Observatória ONLINE. Todos os direitos reservados.
 
É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos publicados no Visão online, de qualquer forma,
em qualquer meio (sites, portais, rádios, revistas ou jornais) sem a autorização, por escrito, do Editor.
 
 
jornal da cidade